8 Dicas para Melhorar a Performance da Máquina de Lavar e Seca

By in , ,
8 Dicas para Melhorar a Performance da Máquina de Lavar e Seca

A lavadora é um eletrodoméstico essencial para o dia a dia das pessoas. Com a sua utilização, é possível efetuar lavagens mais assertivas, econômicas e conseguir ótimos resultados em pouco tempo. Trata-se de um produto que otimiza um dos principais serviços domésticos. Porém, a forma como você usa a sua lavadora faz toda a diferença na performance e também no resultado da lavagem das roupas.

Você costuma colocar a roupa suja na lavadora de roupa se separá-las por tipo de tecido e cor? Fechar ou não o zíper das calças para lavá-las na máquina? Diante do painel da lavadora de roupas, a dúvida: como escolher o ciclo correto para lavar cada tipo de roupa? Essas e outras dúvidas são esclarecidas pela Whirlpool Latin América, detentora das marcas Brastemp Consul e KitchenAid, com dicas para melhorar a performance da lavadora de roupas e, assim, efetuar a lavagem ideal para remover diferentes tipos de sujeira, além de manter e preservar as peças.

Dica: Lava e Seca LG – As 5 Melhores

Como calcular o peso das roupas para adequar à capacidade da lavadora?

Uma dúvida que sempre surge é: considerar as roupas secas ou molhadas para a pesagem da máquina?
A Whirlpool esclarece que a capacidade das lavadoras é ajustada para roupas secas e padronizada seguindo a norma do INMETRO, ou seja, para uma lavadora com capacidade de 8 kg, por exemplo, a forma mais simples de calcular é considerando 60% da capacidade, ou seja, multiplicando a capacidade de 8kg por 0,6 que é igual a aproximadamente de 5 quilos. É importante lembrar que esse cálculo é uma aproximação, pois alguns tipos de roupa como, por exemplo, roupas de cama e toalhas ocupam mais espaço na lavadora. Respeitar estas indicações de uso é importante para preservação e vida útil do produto. A capacidade das lavadoras no Brasil, é mostrada em Kg de roupa. O ideal é que a capacidade da máquina seja proporcional ao número de pessoas que a utilizam.

1 – Como selecionar o ciclo de acordo com o tipo de roupa? Peças delicadas podem ir à lavadora?

Separe suas roupas em delicada, normal, jeans, roupa de cama e banho etc. Os ciclos de lavagem consistem em duas velocidades importantes: a velocidade em que agita ou gira as roupas com água, e a velocidade em que centrifuga para remover a água das roupas. Dependendo do que estiver lavando, o ciclo deve coincidir com o tipo de tecido para ajudar a maximizar a limpeza, bem como proteger as peças.

  • Save
Ciclo Dia Dia
Como o nome já diz esse é o ciclo recomendado para as roupas do dia dia. Esse ciclo é composto por molho de cura duração, lavagem com pausas entre as agitações, enxague duplo ou único e centrifugação para remoção máxima da água das roupas. Esse ciclo tem ótima performance de remoção de sujeira e manchas cuidando do tecido

Ciclo Rápido
Esse é ciclo que remove a sujeira da roupa de forma mais rápida. Não é recomendado usar esse ciclo para lavar roupas com manchas pesadas, porque não tem a etapa de molho. Esse ciclo é composto por lavagem, enxague e centrifugação.

Ciclo Delicado
Este é o ciclo que cuida melhor das roupas. Nesse ciclo a lavagem é mais cuidadosa, evitando com que o tecido desgaste ou percam a cor. Esse ciclo tem um molho mais curto para evitar o desbotamento, seguida de uma lavagem cuidadosa, enxague e centrifugação.

Ciclo Roupas de Cama
O ciclo de roupas de cama é o mais forte da lavadora. Ele remove as manchas mais profundas e remove complementa a sujeira das roupas. Esse ciclo é composto de um molho longo, seguido de um molho mais curto, lavagem pesada para remoção completa da sujeira, enxague duplo ou triplo e centrifugação máxima.

2 – Não esquecer nada nos bolsos

Antes de colocar as peças para lavar na máquina, é importante retirar todos os objetos que possam se soltar e estragar o bom funcionamento da lavadora. Olhe os bolsos, retire cintos, alfinetes e enchimentos. As peças íntimas devem ser lavadas dentro de saquinhos especiais para não estragarem e roupas rasgadas devem ser consertadas antes da lavagem. Fechar todos os zíperes ou botões de pressão para que eles não prendam em outras peças.

3 – A melhor maneira de tirar manchas

A grande dica aqui é a agilidade para remover a mancha. Uma mancha pode ser retirada com mais facilidade se o tecido for tratado antes que seque. Quanto mais tempo permanecer na roupa, mais fibras a mancha irá atacar e mais difícil e desgastante para o tecido será sua retirada. Para otimizar a lavagem na máquina, faça uso dos ciclos de molho das peças, dessa forma as manchas serão tratadas de forma eficaz.

4 – As etiquetas das peças trazem recomendações importantes

As etiquetas das peças fornecem importantes informações sobre como proceder na lavagem e secagem das roupas. Nem sempre o consumidor tem o cuidado de observar as instruções e acaba diminuindo a durabilidade da peça, ou até mesmo, estragando-a. É importante verificar se a peça pode ser lavada na máquina de lavar ou na água, alguns artigos de lã, por exemplo, não podem. Na hora de programar a máquina, busque o ciclo de lavagem mais adequado para o material.

5 – Quais os principais erros ao usar a lavadora de roupas?

Para cuidar da sua segurança e fazer com que sua máquina funcione bem, escolha pra ela um local protegido de raios solares, chuva e longe de churrasqueiras, aquecedores ou qualquer outra fonte de calor. Também é importante deixar uma distância de 10 cm ao redor dela.

6 – Quais são os principais aspectos que devem ser considerados na hora de comprar uma lavadora?

Os primeiros pontos a serem analisados são a quantidade de roupas e a frequência das lavagens. Baseado nessas informações, é possível escolher o modelo mais adequado. Quando utilizamos a lavadora com uma quantidade de roupas muito diferente de sua capacidade, podemos ter consequências na durabilidade do eletrodoméstico e também na performance de lavagem.  Ainda, é importante considerar se as dimensões do produto são compatíveis com o local onde ele será instalado, por exemplo, uma lavadora com porta frontal, requer um espaço maior devido à abertura da porta. Outro ponto importante é estar atento se a tensão do produto corresponde com a tensão disponível na residência (127V ou 220V).

Dica: Qual a Melhor Lava e Seca? E Qual Marca devo escolher?

7 – Como a instalação da lavadora deve ser realizada?

Primeiramente, antes de conectar o plug na tomada, deve-se instalar a mangueira de saída de água no tanque ou em um tubo exclusivo para escoamento. Depois, rosqueie a mangueira de entrada de água na torneira. O próximo passo consiste em posicionar a lavadora em um local de superfície plana, evitando trepidações e danos ao produto, e afastada da parede ou de móveis no mínimo 10 cm de cada lado. Por fim, certifique-se de que o produto não está instalado em local com fácil exposição ao sol ou à chuva e que seus pés estejam bem nivelados.

8 – Como deve ser feita a limpeza e manutenção da lavadora?

A limpeza interna da lavadora deve ser realizada a cada dois meses. O passo a passo é o seguinte: certifique-se de que não exista nenhuma peça de roupa no interior da lavadora; coloque meio litro de alvejante (água sanitária) diretamente no cesto; ligue o produto (obs.: não utilize programas de menor duração durante a lavagem, assim você terá a garantia de que todo o alvejante foi removido ao fim da operação).

Já a limpeza externa, deve ser feita desta forma: limpe a tampa semanalmente, evitando o acúmulo de resíduos, e utilize sabão neutro, aplicado com esponja ou pano macio, em toda extensão do produto. Observações importantes: nunca utilize limpa-vidros, álcool, removedores ou substâncias abrasivas, principalmente na tampa; nunca utilize jatos de água (com o uso da mangueira, por exemplo) e sempre seque a superfície higienizada, evitando ferrugens.

  • Save
Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *