Qual a Melhor Lava e Seca? E Qual Marca devo escolher?

By in , , ,
Qual a Melhor Lava e Seca? E Qual Marca devo escolher?

Como escolher a melhor lavadora de roupas
Com tampa superior ou abertura frontal, capacidade e frequência de uso vão definir a máquina de lavar roupas mais adequada para sua rotina e sua família.

Uma lavadora de roupas se tornou item praticamente indispensável no ritmo e estilo de vida urbano. Além da praticidade e do ganho de tempo, a evolução tecnológica permite que as máquinas mais modernas lavem, centrifuguem e sequem praticamente todo tipo de roupas sem danificá-las – ou seja, realizando o que, anos atrás, era feito apenas à mão.

  • Save
O mercado nacional tem dezenas de modelos de lavadoras automáticas e de máquinas lava e seca, que variam em relação a capacidade, tamanho, consumo de energia e de água, programas e tipo de abertura. E como nosso foco é praticidade, vamos deixar de lado os tanquinhos elétricos, que apenas lavam e não centrifugam as roupas, e focar nas máquinas mais modernas.

Reunirmos informações das principais marcas do mercado e também de outras fontes, como fabricantes de sabão em pó, para ajudar você a escolher a melhor lavadora de roupas para sua casa e sua família – e ainda manter uma atitude sustentável.

ANÁLISE DETALHADA DOS MELHORES MODELOS

MELHOR CUSTO BENEFÍCIO

SAMSUNG WD85 E WD10J

Eu posso ser um pouco tendencioso ao falar desta lava e seca porque depois de muita pesquisa ela foi a minha escolha quase um ano atrás e até agora só me trouxe alegrias!

Em nossa análise, vimos o modelo de 8,5kg (que teve a melhor nota) e o modelo de 10,1kg ( que ficou em terceiro lugar, bem pouco atrás do modelo da LG).

Esse equipamento tem como diferencial as opções de lavagem a seco, que pode ser utilizado para roupas delicadas, como blusas, roupas de cama, ternos, travesseiros ou mesmo bichos de pelúcia, que não podem encolher ou danificar.

A função EcoBubble dissolve o sabão com ar e água antes do início do ciclo, e distribui o limpador de maneira uniforme no cesto de roupa. Existem também opções de lavagem rápida, roupas de bebê e parada da secagem no momento exato para ser passada.

O barulho dela é mínimo, já vem com 10 anos de garantia e dentre todas as funcionalidades descritas, a opção de lavar a seco foi a que fez o maior diferencial na minha vida. RECOMENDADÍSSIMO!!!


2ª COLOCADA – ÓTIMO CUSTO BENEFÍCIO!

LG WD1412RT

A segunda colocada em nossa análise foi o modelo da LG, que tem um design muito parecido com o anterior, 10,2kg de capacidade e um motor diferenciado que promete economia de energia de até 24,5%.

Tal como o modelo anterior, a água utilizada é determinada com base no montante de roupas e em um dos 14 programas selecionados.

Uma ótima opção para quem não quer gastar muito!


DESENHAR

LG PRIME TOUCH 6 MOTION

Apesar do nome enorme, se você está a procura de uma lava e seca em aço escovado, para trazer um design mais “classudo” para a sua lavanderia, a LG Prime Touch 6 motion pode ser a opção.

O modelo que você encontrará no link abaixo trabalha com 10,2kg de peso máximo para lavagem e conta com cerca de 14 programas diferentes de lavagem, que vão desde edredons até roupas de bêbe, passando por diversas temperaturas.  Este modelo também detecta a quantidade de carga e a temperatura da água e adapta a quantidade necessária de água para otimizar o seu uso.

O grande diferencial desta máquina é a capacidade de fazer 6 tipos diferentes de movimentos, que auxiliam a distribuir uniformemente a roupa na máquina, melhorando o desempenho, segundo a marca.


PRECISA DE MUITO ESPAÇO?

LG TITAN 16KG

Se é possível montar um time completo de futebol com a sua família, talvez você precise de uma lava e seca como a LG Titan. Com 16KG (9kg para secagem) e a mesma tecnologia 6 motion que a lava e seca anterior, você consegue ter uma lavagem de qualidade mesmo com uma grande quantidade de roupa no cesto.

Um dos pontos interessantes é que a máquina faz um diagnóstico de uso para que o SAC da empresa tente resolver seu problema sem você precisar pedir para eles virem até sua casa. Além disso, tem uma funcionalidade de lavagem rápida de 15 minutos para até 3kg de roupa.

Por fim, a empresa foca bastante na funcionalidade ColdWash, que realiza lavagens na mesma qualidade que as lavagens quentes, mas com uma grande economia de energia.


O QUE SABER ANTES DE COMPRAR

#1 – LEVANTE SUAS NECESSIDADES

Esse é um ponto que eu repito bastante aqui no site, justamente porque é o mais importante de todos! Levante exatamente o que você precisa e provavelmente eliminará um monte de opções de máquinas que te pareciam interessante anteriormente, já que terá uma visão muito mais clara do que serve para atender suas necessidades e o que não serve.

  • Quanto espaço você tem para alocar a sua máquina lava e seca?
  • Você lava coisas muito pesadas? (A função de secar aguenta menos peso que a função lavar na maioria dos casos!)
  • Qual é o tamanho da sua mangueira de entrada e saída de água? É possível melhorar o suprimento, se necessário?
  • Qual é a voltagem e o posicionamento da tomada?
  • Quem vai usar esse equipamento? Ele é intuitivo o suficiente?
  • Qual é o seu orçamento? O que você toparia pagar um pouco mais para ter?

#2 – DÊ UMA OLHADA EM NOVAS TECNOLOGIAS!

Apesar de sua mãe ainda se virar com a antiga máquina dela e um varal de roupas que você lembra que existe desde sempre, existem diversas novas opções tecnológicas que diminuem a necessidade de você ficar se preocupando com o estado da sua roupa depois de lavada.

Existem várias opções de equipamentos com novos tipos de sensores, telas sensíveis ao toque e que são capazes de checar o nível de água ou calor necessário para lavar sua roupa com qualidade, tirando toda essa carga de você.

Ao comparar a sua necessidade com o preço dos equipamentos que oferecem estes benefícios, você chegará em um meio termo que vale a pena para você!

O QUE DEVO FICAR DE OLHO?

#1- ABERTURA FRONTAL VS. ABERTURA VERTICAL

Atualmente, grande parte das máquinas lava e seca se tornaram de abertura frontal. As melhores tecnologias e os modelos mais caros e funcionais estão nessa sessão, que ficou famosa a alguns anos atrás por conta da sua maior capacidade de lavagem.

As verticais tem alguns problemas de amassar excessivamente a roupa na hora da secagem, principalmente as que estão no fundo. No entanto, tem como principal vantagem sua menor largura e comprimento e além disso, possibilitam que você adicione alguma peça de roupa depois que o ciclo já começou.

DICA: Opte pela vertical apenas se tiver problemas de espaço.

#2- CICLOS DIFERENCIADOS E AJUSTE DE TEMPERATURA

Segundo pesquisa do site WireCutter, o que as pessoas mais procuram em uma lava e seca é a eficiência do equipamento em lavar a e secar a roupa (jura? nem desconfiava), seguido por preço, capacidade e outros pontos.

Sabendo que existem diversos tipos de roupa e diversos tipos de coisas que pudemos derrubar ou usar para sujá-las, fica claro que um único tipo de lavagem/secagem não funcionará para todo mundo.

E é por isso que quanto mais opções reais de lavagem tivermos, melhor!

Máquinas mais simples possuem opções de lavagem pesada, lavagem delicada e alguns tipos de materiais. Como as lava e seca normalmente usam tecnologias mais avançadas, você encontrará opções de regulagem de temperatura e adições de alguns tecidos menos comuns, como roupas de bebê, camisas (que são um saco de passar quando secadas de forma errada) e até mesmo uma opção para travesseiros.

Enfim..se você aprender a usar, um grande número de opções só te fará utilizar melhor o seu equipamento!

#3- CICLOS ANTIBACTERICIDAS

Os ciclos antibactericidas estão presentes nos modelos top de linha e usam água quente na temperatura ideal para matar as bactérias, sem danificar ou modificar as peças de roupa durante o ciclo. Considere fortemente essa função se você tiver crianças ou pessoas alérgicas na família.

#4- CONSUMO DE ENERGIA

Se você se acostumar a utilizar a função de secagem com muita frequência, sentirá a conta de luz aumentar rapidinho. Por conta disso, é sempre importante ficar de olho na taxa de consumo da máquina que está sendo comprada. Modelos com melhor rendimento não perdem em desempenho para modelos mais dispendiosos.

Aqui no Brasil é fácil fazer essa checagem através da etiqueta de consumo presente em todos os modelos.

COMPARAÇÃO DOS MODELOS

Para conseguirmos fazer uma análise mais completa dos modelos de lava e seca, foi necessário ir atrás de informações técnicas sobre cada uma delas. Nós selecionamos 7 dos modelos mais vendidos e nos aprofundamos nos dados fornecidos pelo Inmetro.

O único dos modelos que teve uma nota discrepante foi o modelo de topo da Electrolux, única marca que oferece esta opção de equipamento. Ele também não possuí água quente, que o deixou um pouco mais para trás.

  • Ps1: Se você quiser saber as informações abaixo para algum outro modelo, acesse o links do Inmetro no final da postagem!
  • Ps2: Só lembrando que a análise foi feita com base nos modelos de 127v! Ah! e os preços são de fevereiro de 2016 e estão sujeitos à alterações!

Abertura e tipo de lavagem

  • Save

Lavadoras com abertura superior têm controle do nível de água, mas funcionamento ideal acontece na capacidade máxima (Consul/Divulgação)

Basicamente, são dois tipos de lavadora: com eixo vertical e abertura por cima, também chamadas de “top load”, ou com eixo horizontal e tampa frontal, chamadas de “front load”.

As máquinas “top load” são muito mais comuns no Brasil e oferecem a vantagem da abertura da tampa a qualquer momento do ciclo de lavagem. Quem nunca esqueceu um par de meias pela casa e conseguiu colocá-lo na máquina com a operação já iniciada?

Já nas máquinas com abertura frontal, não é possível interromper o ciclo ou abrir a tampa depois que a entrada de água for iniciada.

As lavadoras com porta frontal usam sistema de tombamento (a roupa se move para cima e para baixo no tambor), enquanto as máquinas com tampa superior usam agitação circular com pás, que entram em atrito diretamente com os tecidos.

Com essa informação, não fica difícil concluir que os modelos frontais promovem menos desgaste nas roupas com o passar do tempo, além de serem mais indicados para peças e tecidos delicados.

Outra questão a considerar é o tamanho do equipamento e, no caso de máquinas com abertura frontal, o espaço necessário para utilizar a lavadora sem aperto. Neste aspecto, máquinas com abertura em cima são mais adequadas para lavanderias menores ou espaços reduzidos.

Consumo de energia e de água

Todos os eletrodomésticos devem vir com a Etiqueta Nacional de Conservação e indicação de consumo de energia entre as faixas A e E. A maior parte das máquinas de lavar roupa à venda no Brasil têm nível A, com melhor eficiência energética, de acordo com a classificação do Inmetro.

Na prática, o consumo de energia das lavadoras é bastante parecido, com leve vantagem para os modelos com tampa frontal.

Por outro lado, os aparelhos que oferecem lavagem com água quente – em sua maioria, modelos de tampa frontal e também lava e seca – vão consumir mais energia, especialmente se a máquina precisar aquecer a água.

A lavagem com água quente é ideal para peças muito sujas, como roupas de crianças e toalhas utilizadas há vários dias, pois melhoram a eliminação de germes e bactérias. O enxague com água quente também ajuda a retirar resquícios de sabão dos tecidos.

E no caso das máquinas lava e seca, o consumo energético sobe quando a função de secagem é usada: quanto mais tempo, maior a conta.

Sobre o consumo de água, a vantagem das máquinas com porta frontal é bastante ampla. Modelos com capacidade menor (6 kg a 8 kg) usam de 70 a 90 litros de água por ciclo, enquanto modelos maiores (mais de 10 kg) gastam de 100 a 130 litros, de acordo com o último levantamento do Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro.

Já os equipamentos com abertura superior têm consumo de 90 a 120 litros, em modelos de capacidade menor, e 130 a 200 litros por ciclo, nas lavadoras maiores.

Capacidade

O mercado conta com máquinas automáticas de lavar roupa que vão de 1,5 kg até 18 kg de capacidade. A escolha por um modelo adequado depende da rotina da sua casa e sua família e a frequência de uso: se a roupa é lavada ao longo da semana, em quantidades menores, ou tudo junto no final de semana – lembrando que o uso ideal e mais econômico é com o tambor cheio, perto de sua capacidade total.

As maiores lavadoras vão de 14 kg a 18 kg e são indicadas para famílias grandes. Um ciclo lava facilmente três conjuntos de roupa de cama, roupas acumuladas por vários dias ou um edredom king size. De acordo com o Inmetro, pode chegar a 200 litros (equipamento com tampa superior) e 132 litros (abertura frontal).

Modelos de 10 kg a 12 kg são indicados para famílias com filhos que podem usar a máquina ao longo da semana, sem precisar acumular toda a roupa, ou casais sem filhos que podem deixar o cesto cheio até chegar à capacidade total da lavadora. Normalmente, conseguem lavar edredons menores. O gasto de água chega a 116 litros (frontal) e 135 litros (superior).

Máquinas de 6 kg a 9 kg atendem muito bem quem mora sozinho, duplas e casais sem filhos. Segundo o último levantamento do Inmetro, o consumo de água pode chegar a 144 litros (equipamento com tampa superior) e 83 litros (abertura frontal).

Existem ainda lavadoras menores, de 1,5 kg a 3 kg. Elas são uma alternativa para quem tem realmente pouco espaço em casa ou ainda para casais sem filhos e solteiros que moram em prédios com lavanderia coletiva. Elas têm capacidade para lavar poucas peças de roupas, uma quantidade média de peças íntimas ou duas toalhas, por exemplo. O consumo de água fica em torno de 29 litros por lavagem.

Outras funções

  • Save

Antes de comprar, atenção às funções de cada modelo e às especificações de consumo (Brastemp/Divulgação)

– Sistema Fast Fill: promete encher a máquina de água até três vezes mais rápido que outras lavadoras

– Fast Cycle, ciclo rápido ou ciclo econômico: programação para lavar as roupas mais rapidamente e, supostamente, com a mesma eficiência e economia de água e energia.

– Ecoenxágue ou economia de água: enxágue com menos água ou função para guardar a água do ciclo, que pode ser reutilizada para lavar o quintal etc.

– Movimentos de lavagem: lavadoras oferecem diferentes movimentos do tambor (agitação, tombamento, fricção, compressão) para melhorar a eficiência.

– Smart Sensor ou sensores internos: máquina calcula a quantidade de roupa no tambor para dosar a água, o sabão e o amaciante para cada lavagem.

– Ciclo tira-manchas e ciclos com água quente: ideal para remover sujeiras mais difíceis sem danificar o tecido e ainda ajudar a eliminar germes e bactérias.

– Turbo Performance ou centrífuga extra: maior agitação na centrifugação para melhorar a lavagem e também para que a roupa saia menos molhada ao final do ciclo.

– Lava e Seca ou lavadora 2 em 1: modelo que reúne funções de lavar e secar. Praticamente todas são “front load” e lavam por tombamento. Ideais para quem espaço para apenas um aparelho na lavanderia. Especialistas diziam que não eram tão eficientes como modelos que fazem as funções separadamente, mas as máquinas mais modernas não ficam devendo para lavadoras e secadoras antigas.

– Lavagem a seco e desodorização: presente em máquinas lava e seca, usam ar quente dos processos de secagem.

Outras dicas

– O ideal é sempre usar a lavadora cheia: é assim que ela atinge o máximo de eficiência em limpeza, energia e economia de água.

– Quem não tem muito espaço para secar roupas pode soltar as peças após o fim do ciclo, devolvê-las ao tambor e centrifugar novamente: elas sairão da máquina bem menos molhadas.

– Atenção à recomendação de uso do sabão e amaciantes: não exagere na quantidade, use o ciclo correto da lavadora para peças pesadas e muito sujas.

– As máquinas mais modernas funcionam melhor com sabão líquido do que com sabão em pó.

– Muitas vezes, a entrada de água não é suficiente para dissolver todo o sabão líquido ou amaciante superconcentrado, então ajude a lavadora: misture os produtos com um pouco de água. Em alguns casos, uma embalagem pode ser dividida em duas sem perder a eficiência.

– Para apartamentos e casas ainda em construção ou passando por reforma, deixe o encanamento pronto entre o aquecedor a gás ou solar e uma das torneiras da lavanderia, a fim de economizar energia nas lavagens com água quente.

– Para secadoras e máquinas lava a seca, não é preciso usar o ciclo até as roupas ficarem super-secas e amassadas: em muitos casos, o trabalho para passar as peças depois será maior. Use a secagem pela metade do tempo indicado e depois estenda no varal. Você verá que, usando também um bom amaciante, poderá alisar uma boa parte das peças à mão, dobrá-las e guardá-las sem nem pegar o ferro de passar.

  • Save
3 Comments
Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *